top of page

O II Colóquio Luso-Brasileiro de Teoria e História da Geografia acolherá comunicações dedicadas a explorar os «Clássicos» da nossa disciplina em Portugal e no Brasil e a importância que o seu legado oferece às futuras gerações de geógrafos. Partimos da ideia de que as «nossas» obras clássicas são aquelas que, mercê da sua qualidade científica e até literária, foram capazes de sobreviver a tempos e a contextos muito diversos, mantendo a notoriedade própria dos objectos que ajudaram a forjar a Geografia moderna, a partir do início do século XIX. Neste sentido, esta convocatória está aberta à apresentação de comunicações que se proponham analisar aqueles textos – mas também aqueles autores – que tenham tido um contributo relevante para a afirmação da identidade da Geografia e para a sua prática em Portugal e no Brasil.

​

Serão aceites comunicações que se debrucem sobre a literatura geográfica dos séculos XIX e XX. Assim, serão consideradas, em simultâneo, as obras e os autores anteriores e posteriores à – tardia – institucionalização da geografia universitária em Portugal e no Brasil, nas primeiras décadas do século XX. Do mesmo modo, serão aceites comunicações sobre textos inéditos, menos conhecidos ou de circulação mais restrita, mas cuja relevância seja devidamente atestada. As propostas relativas a itinerários intelectuais particulares devem destacar os tópicos canónicos nos trabalhos biobibliográficos, abordando os aspectos relativos à formação, à personalidade, às ideias científicas e à influência do pensamento dos biografados. Será privilegiada a apresentação de inquéritos que incidam sobre a publicação ou a circulação de obras de geógrafos portugueses no Brasil e de geógrafos brasileiros em Portugal, designadamente aquelas que foram dirigidas ao ensino da Geografia universitária.

​

Os Colóquios Luso-Brasileiros de Teoria e História da Geografia constituem um evento científico que se realiza de forma regular e alternadamente em Portugal e no Brasil. Depois da reunião fundadora, realizada em Lisboa em 2017, esta segunda edição decorrerá em Brasília, sendo organizada conjuntamente pelo Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (GEA│UnB) e pelo Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (CEG-IGOT│ULisboa). À semelhança da primeira edição destes Colóquios, ambiciona-se reunir um número significativo de pesquisadores dos dois países, mas também agregar investigadores de outras nacionalidades que trabalhem matérias enquadradas pelos seis eixos temáticos definidos nesta convocatória.

​

A inscrição nos trabalhos do Colóquio é gratuita, tanto para conferencistas como para assistentes, sendo apenas limitada à capacidade da sala. A organização não proporcionará alojamento, refeições ou transporte.

20180622_155358.jpg
bottom of page